segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VLOG o caralho!

Analfabeto funcional é aquela pessoa que, apesar de conhecer as letras e conseguir ler, é incapaz de compreender um texto curto e de encontrar informações explícitas. No Brasil, apenas 52% (já li reportagens onde esse número é ainda menor) é plenamente alfabetizada, o restante se divide entre analfabetos, analfabetos funcionais e pessoas que estão no limiar entre o alfabetizado e o analfabeto funcional.
Por que comecei a postagem com essa estatística vergonhosa? Porquê pretendo meter o pau (no bom sentido, os vlogueiros não fazem meu tipo... geralmente são homens) nos VLOGs.
Pra quem não sabe (e deve ter gente que não sabe, acredite se quiser) VLOG é a nova "modinha" da internet. Funciona assim: O cara liga a filmadora na frente da cara e fica lá falando qualquer porcaria que vier na cabeça, geralmente criticam outras modinhas numa cômica contradição, depois seleciona as melhores partes, edita o vídeo e coloca no YouTube.
Até certo ponto entendo que algumas pessoas são naturalmente engraçadas (vai ver é por isso que não existem Vlogueiras famosas...) então acaba sendo divertido assistir o vídeo do cara.
Também não tenho nada contra o Vlogueiro em si, pelo menos nada contra aquele capaz de bolar um texto criativo e fazer um monólogo de alguns minutos que consiga prender a atenção, tenho amigos que fazem Vlogs e até eu eventualmente acompanho um ou outro e me divirto também. Assim como escrever é uma arte, ficar filmando o próprio rosto semanalmente, por vários minutos e conseguir divertir as pessoas também o é.
O que me preocupa (na verdade não preocupa, mas anyway) é que os VLOGs não fazem sucesso graças ao enorme talento de seus autores e sim porque entender o "texto" de um VLOG é fácil!
Em um país onde metade da população (talvez mais que isso) é incapaz de compreender textos simples, o VLOG é um prato cheio. Ninguém precisa ler nada.
Claro que não estou descobrindo a pólvora, não é preciso ser muito observador para perceber que ninguém nesse país gosta de ler mas todos adoram uma televisãozinha.
Acontece que na internet o que predominava ainda era a lingua escrita, quem procurava entretenimento de BLOG, precisaria necessariamente ler, agora as pessoas descobriram um BLOG falado!
Antes de ser criticado pelos defensores dos VLOGs que provavelmente dirão que a coisa é divertida porque quem faz é divertido e não porque são preguiçosos incapazes de ler um texto do tamanho desse aqui já adianto:
PCSiqueira, um dos Vlogueiros mais famosos do Brasil vive se queixando de que as pessoas odeiam ler o que ele escreve, dizem que ele é muito chato escrevendo, enquanto ele alega não haver a menor diferença do PCSiqueira escritor para o PCSiqueira Vlogueiro. O problema são as letrinhas mesmo.
Uma postagem de um BLOG famoso jamais terá o numero de acessos que recebe um único vídeo de um VLOG meia boca.
O motivo da postagem de hoje não é nenhum tipo de sentimento de inveja ou algo relacionado a isso pelo fato de eu ter um BLOG, se eu quisesse fama ficava pelado na Twittcam, mas isso já é assunto para outro dia... Continuo achando uma pena, porém, o fato de termos tão poucos leitores e tantos preguiçosos.
Sei que já me prolonguei muito e em um país repleto de analfabetos funcionais, poucos vão querer ler esse texto e dos que lerem poucos vão entender. Portanto se você leu e entendeu, sinta-se feliz, só por isso você já é mais esperto do que pensa.
Se concorda comigo ou não aí já é problema seu.